Como evitar a clonagem de cartão de crédito?

Equipe Prestum
Terça-feira, 20 Janeiro, 2015
Como evitar a clonagem de cartão de crédito?
 
Além da atenção redobrada no detalhamento da fatura, é preciso se ater a alguns cuidados no uso do cartão de crédito para evitar possíveis fraudesDe acordo com a Associação de Consumidores Proteste, a responsabilidade por prejuízos causados na clonagem de cartões é do banco, já que é considerado uma falha na segurança do serviço prestado. 
 
Se perceber que um valor não autorizado foi cobrado na fatura do seu cartão, acione imediatamente a operadora. Em alguns casos também, será necessário realizar um boletim de ocorrência. Caberá ao banco estornar o valor indevido e proporcionar um novo cartão ao cliente. 
 
Veja algumas dicas da Proteste para evitar a clonagem de cartão de crédito abaixo:
 
  • Memorize a senha do seu cartão e não a exponha em nenhum registro por escrito;
  • Não aceite ajuda de estranhos e chame sempre um funcionário do banco se tiver dúvidas ao usar caixas eletrônicos
  • Caso o cartão fique emperrado no caixa eletrônico, comunique o banco imediatamente e nunca deixe o local antes de pressionar o botão de “anular” ou “cancelar” a operação;
  • Instale um bom antivírus em seu computador e cuidado com os dados que você expõe em sites;
  • Cuidado com promoções, pesquisas, sorteios ou qualquer outra ação que exija seus dados pessoais. A atenção deve ser redobrada ao se tratar de uma abordagem por telefone; 
  • Guarde seus cartões em locais sigilosos e onde saiba onde está. 
 
A Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ainda sugere a troca periódica da senha do cartão de crédito, a realização de saques durante o dia e o uso de computadores pessoais apenas para acesso ao internet banking da sua conta. 
 
O usuário ainda precisa ter cuidado quando o cartão for retirado da sua vista. É quando pode ocorrer uma fraude. Alguns golpistas passam o cartão em um aparelho do tamanho de uma carteira que lê tarjas magnéticas e registra as informações do titular, permitindo a duplicação. Para isso, peça para que as operações sejam feitas na sua frente. 
 
Segundo a Proteste, caso o banco não atenda de maneira satisfatória a queixa do cliente, ele pode procurar o Juizado Especial Cível mais próximo e solicitar indenização por danos materiais e morais. Para mais informações, o telefone de conta da Associação de Consumidores é 0800 201 3900 para São Paulo e (21) 3906-3900 para os demais estados.

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